Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Saiba o que é a síndrome do intestino irritável: uma desordem intestinal benigna - Ativa Natividade FM

Saiba o que é a síndrome do intestino irritável: uma desordem intestinal benigna

A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença benigna que causa uma desordem intestinal. Ela altera o funcionamento do intestino e, por isso, seus sintomas são dor abdominal, alteração do hábito intestinal com episódios de diarreia ou obstipação (prisão de ventre), gases e sensação de urgência intestinal, principalmente após as refeições.

— Ainda não se sabe os motivos para os pacientes desenvolverem a síndrome do intestino irritável, mas acreditamos que haja uma causa genética, somada a uma sensibilidade aumentada para a dor no intestino — observa Matheus Freitas Cardoso de Azevedo, gastroenterologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

De acordo com o gastroenterologista Guilherme Andrade, do Hospital 9 de Julho, ocorre uma mudança na flora intestinal que pode ser desencadeada por alimentos fermentadores. Além disso, a doença pode se desenvolver após uma infecção intestinal grave. O estresse, a ansiedade e a depressão podem ser outros fatores desencadeadores da síndrome.

— O intestino tem uma quantidade enorme de neurônios, de neurotransmissores e tem uma conexão direta com o cérebro, então, tudo o que se passa no cérebro, vai interferir nas funções intestinais. O órgão não terá uma alteração física, então se fizermos uma colonoscopia ele vai estar normal. A alteração ocorre em estruturas celulares — explica Guilherme.

O diagnóstico é clínico, feito pela avaliação médica do histórico do paciente. O especialista pode pedir alguns exames para excluir a possibilidade de outras doenças cujos sintomas são parecidos, como intolerância à lactose e a glúten. O paciente deve apresentar os sinais por pelo menos seis meses.

Fonte Extra – Da redação da Rádio Ativa 97.7 FM

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados - www.joelmir.eti.br Web Rádio administrável